O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção de insulina e/ou resistência nos órgãos alvo  da  ação da insulina. O diabetes tipo 1 e o tipo 2 são os mais conhecidos pela população em geral, embora existam outros tipos de diabetes.

O diabetes tipo 1 é consequência da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias.

O diabetes tipo 2 é o tipo mais comum de diabetes, correspondendo a 95% dos casos no mundo. É caracterizado por uma combinação de resistência à ação da insulina e deficiência na produção pancreática deste hormônio.

É mais comum em pessoas com mais de 40 anos, com sobrepeso ou obesidade, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação. Porém o número de diagnósticos do diabetes tipo 2 em indivíduos mais jovens vem se tornando mais comum. Nas ultimas décadas com a piora dos hábitos alimentares e o sedentarismo a prevalência de diabetes tipo II esta aumentando.