Dia Mundial do Diabetes
Criado em 1991 e instituído para todo dia 14 de Novembro, o Dia Mundial do Diabetes foi criado pela IDF – em português, Federação Internacional do Diabetes – junto com a OMS – Organização Mundial da Saúde – como resposta aos crescentes e alarmantes números de diabetes no mundo. Esta data foi escolhida em homenagem ao aniversário do Dr. Frederick Banting que descobriu a insulina em 1921, junto com seu assistente, o estudante Charles Best.
O tema da campanha de 2018 e deste ano é “A Família e o Diabetes”. Foi decidido que haveria um período de dois anos para facilitar o alinhamento da campanha ao longo de todo o planejamento estratégico, desenvolvimento, promoção e participação conjunta. Os objetivos gerais da IDF com a campanha são:
– Aumentar a conscientização sobre o impacto que o Diabetes tem na família e rede de apoio dos indivíduos afetados;
– Promover o melhor entendimento do papel da família na gestão, cuidado, educação e prevenção do Diabetes;
– Demonstrar em estudos e diretrizes como o Diabetes diz respeito a toda a família.
Mais de 420 milhões de pessoas vivem com o Diabetes hoje. Boa parte delas com diabetes tipo 2. Neste caso o indivíduo produz a insulina mas não consegue utiliza-la de maneira adequada nos órgãos e tecidos alvo de sua ação, desenvolvendo resistência a insulina, podendo evoluir também para deficiência de insulina com o passar do tempo. Dentro desse contexto, o núcleo familiar tem um papel crucial no desempenho da abordagem dos fatores de risco modificáveis para o Diabetes tipo 2. Já que uma alimentação equilibrada e saudável, e exercícios físicos regulares podem evitar ou retardar o desenvolvimento de parte dos casos deste tipo de Diabetes.
Além de influenciar hábitos que consequentemente podem resultar no Diabetes tipo 2, as famílias também são afetadas por esse diagnóstico. Por isso, a conscientização a respeito da importância de bons hábitos, fatores de risco da doença e suas complicações são de suma importância. Portanto, o Dia Mundial do Diabetes é uma importante estratégia internacional com o intuito de promover a conscientização global das causas e consequências coletivas dessa doença. Afinal, menos de 1 em cada 4 membros da família possuem acesso a programas educacionais relacionados ao Diabetes.
Quanto mais pessoas conseguirem se informar, menor o impacto de saúde, socioeconômico e emocional para os pacientes acometidos pela doença e seus entes próximos.