Consequências de não tratar as doenças de tireoide

 Em Sem categoria

A tireoide é responsável pela produção de hormônios de vital importância para o organismo, sendo uma glândula importante na regulação do funcionamento de diversos órgãos e funções do corpo humano.

Os principais hormônios produzidos pela tireoide são o T3 e T4, tri-iodotironina e tetraiodotironina, respectivamente, eles agem em diversos tecidos influenciando o controle da pressão arterial, metabólico, pele, coração, trato gastrointestinal entre outros. Desta forma, uma variação nos níveis hormonais da tireoide pode apresentar sérios riscos à saúde.

A função da tireoide é controlada pelo eixo hipotalâmico-hipofisário-tireoidiano. O hormônio TSH produzido pela glândula hipófise estimula a síntese e liberação do T3 e T4 pela tireoide.

Diversas condições podem causar hipofunção ou hiperfunção da tireoide, a qual é diagnosticada pela dosagem do TSH e T4 livre.

O tratamento é específico para cada caso, por isso destaca-se a importância de haver atendimento e acompanhamento médico.

Na causa da hipofunção da glândula, ou seja, no hipotireoidismo há deficiência de hormônios tireoidianos. Já o hipertireoidismo é caracterizado pela hiperfunção da glândula, com elevação do T3 e T4.

Tendo em vista que os hormônios tireoidianos tem ação em diversos é órgãos e tecidos, é importante o tratamento adequado das doenças de tireoide para manter estes hormônios em níveis também adequados.

Os sintomas mais comuns de hipotireoidismo são: cansaço, sonolência, intolerância ao frio, anemia, edema, pele seca. Outras alterações que também podem estar presentes, são a elevação do colesterol LDL, anorexia e constipação intestinal.

O hipotireoidismo de longa duração e não tratado pode levar a consequências mais graves como:
– Bradicardia;
– Insuficiência cardíaca congestiva;
– Risco aumentado de para doença arterial coronariana aterosclerótica;

Já no hipertireoidismo os sintomas característicos são: insônia, perda de peso, apesar do aumento do apetite, pele quente e úmida, tremores, fraqueza muscular, taquicardia, nervosismo e diarreia. O hipertireoidismo não tratado também pode levar a consequências graves: fibrilação atrial (taquiarritmia) e osteoporose.

Posts recentes

Deixe um comentário