Como prevenir o colesterol alto
Como uma das principais causas de óbitos do mundo, as doenças cardiovasculares são destaque nas pesquisas médicas. Um dos grandes vilões associados a estas doenças é o colesterol alto. Como preveni-lo?
Semelhante a gordura, o colesterol é produzido pelo fígado em parte através dos alimentos ingeridos. Em caso de altos níveis, sua deposição nas paredes das artérias aumenta e o fluxo sanguíneo é dificultado, o que exige maior esforço do coração acarretando em consequências negativas ou mesmo fatais a médio e longo prazo.
De maneira simplificada, podemos dizer que há dois tipos de partículas de colesterol, conhecidas como colesterol “bom” (HDL) e “ruim” (LDL). Ambos são necessários ao nosso organismo, mas é preciso haver equilíbrio. De maneira que o LDL, considerado “ruim” atua de maneira deletéria quando em excesso. Normalmente ele é importante para produção de hormônios e bile por exemplo.
O excesso de colesterol ocorre principalmente por fatores genéticos, mas também em menor proporção por fatores alimentares. Já que a genética não é modificável, nossa maior arma para a prevenção do colesterol alto é a alimentação. Evitar alimentos gordurosos, preparados como frituras e uma atenção especial aos alimentos de origem animal: ovos, leite, carnes gordas, carne vermelha, peles de aves, bacon e outros embutidos (salsichas, presunto, salame, mortadela, linguiça) além dos miúdos (fígado, coração e moela), ajudam na redução do colesterol.
Além destes, outros alimentos devem ser evitados:
– Fast-foods;
– Alimentos industrializados e ultra processados;
– Gordura hidrogenada – bolachas recheadas, margarinas, chantilly, glacê, cremes de sobremesa;
– Produtos derivados do leite – manteigas, amanteigados, iogurtes integrais, sorvetes, cremes de leite, queijos cremosos.
Existem, porém, muitos alimentos que auxiliam na eliminação e manutenção do equilíbrio do colesterol LDL:
– Frutas, legumes e verduras;
– Óleos extra virgens (azeite de oliva);
– Cerais, oleaginosas e alimentos ricos em fibras: arroz integral, farinha de trigo integral, castanhas, aveia, pães integrais;
Vale ressaltar que aliado a boa alimentação a pratica regular de exercícios físicos ajudam no combate ao excesso de colesterol. Além disso melhoram o humor e auxiliam no fortalecimento do sistema cardiovascular. Especialmente os exercícios chamados de aeróbicos, que exigem esforço respiratório. É importante destacar que exercícios físicos com fins de saúde devem sempre estar acompanhados de orientação médica!
Mantenha os exames em dia e procure ajuda médica. Existem muitas estratégias combinadas para lidar com este quadro, infelizmente ainda muito comum.