Benefícios que a vitamina D traz à sua saúde

 Em Check-up

A vitamina D se tornou um componente tão fortemente necessário ao nosso organismo, que ao longo da evolução, esta permitiu que nosso corpo a produzisse a partir do contato com a luz solar.

Ela é um pró-hormônio, produzido a partir da ação do raio ultravioleta B na pele e pode ser encontrada em alimentos como gema de ovo, leite, iogurte e em cápsulas/comprimidos. As fontes de vitamina D são escassas e dependemos principalmente da produção cutânea catalisada pelos raios UVB.

Estudos mostram que um percentual grande da população apresenta índices deficientes de vitamina D. Em torno de 85% da população mundial possui algum grau de carência dessa vitamina. A deficiência de vitamina D tem caráter sazonal, ocorrendo principalmente nos meses de inverno.

De maneira sucinta, quantidades satisfatórias de vitamina D são importantes para vários processos fisiológicos no organismo, afetam o sistema musculoesquelético, imunidade, desenvolvimento cerebral, doenças cardiovasculares reparo do DNA e capacidade de proteção contra o câncer.

Em muitos casos de deficiência de vitamina D podemos não apresentar sintomas. Quando os sintomas aparecem é importante ficar atento à fadiga, fraqueza muscular e dor crônica.

Em casos de níveis muito baixos de vitamina D, há risco de evoluir com defeito na mineralização óssea – osteomalácia e raquitismo. Apresentando sintomas de dor óssea, fraqueza muscular e podendo apresentar fraturas.

Saúde dos ossos

A vitamina D proporciona aos ossos a capacidade de absorver cálcio para regular sua estrutura e densidade.

Baixos níveis de vitamina D no sangue, representam um risco de fraturas, independente da presença de osteoporose, pois afeta diretamente a mineralização óssea, a força muscular e o equilíbrio.

Diabetes

Estudos pequenos tem observado ligação entre a deficiência de vitamina D e alterações no metabolismo da glicose, sendo que a vitamina D parece reduzir o aumento na concentração de glicose sanguínea e a resistência a insulina.

Prevenção ao câncer

A vitamina D é uma das responsáveis em realizar a apoptose celuar (morte programada células velhas) e o reparo de células em geral. Tendo relação com algumas neoplasias.

Doenças cardiovasculares

A deficiência de vitamina D tem sido associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, assim como ao aumento da mortalidade cardiovascular, já que baixos niveis de vitamina D podem resultar em alterações metabólicas que afetam negativamente o sistema cardiovascular, através da inflamação sistêmica, da resistencia a insulina, alteração de pressão arterial. Ainda há poucas evidencias com relação ao beneficio da reposição relacionada a estas comorbidades. Necessitando mais estudos nesta área.

Melhora a imunidade

Apresenta importante papel imunorregulatório em varias células.

Estimula a replicação celular saudável, protege contra condições autoimunes. De maneira que as células diretamente conectadas ao sistema imunológico têm receptores para a vitamina D.

Estados inflamatórios são, muitas vezes, a raiz de doenças crônicas e/ou autoimunes, artrite reumatoide, esclerose múltipla, síndrome do intestino irritável, etc

Apesar dos benefícios da vitamina D não há indicação de dosagem rotineira na população em geral, devendo ser recomendada nas pessoas com maior risco de deficiência ( idosos, gestantes, pessoas com osteoporose, portadores de síndrome de ma absorção e etc).

Posts recentes

Deixe um comentário

A importância de um check-up periódico